data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Arquivo Diário)
Os indicadores criminais de setembro apontam queda de 31,1% nos roubos de veículos no Estado entre janeiro e setembro (8,6 mil casos), frente a igual período do ano passado (12,5 mil) - foram 3,9 mil poupados dos assaltantes.
A divulgação dos indicadores monitorados pelo governo estadual foi feita hoje pelo governador Eduardo Leite (PSDB) e pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), na abertura da reunião de avaliação dos índices de criminalidade nos 18 municípios priorizados pelo programa RS Seguro.
Polícia reforça fiscalização nas estradas durante o final de semana
Segundo Ranolfo, a redução do roubo de veículo impacta diretamente nos crimes contra a vida. No Estado, os roubos com morte (latrocínios) caíram de 70, entre janeiro e setembro de 2018, para 51, no mesmo período deste ano, redução de 27%.
- Um roubo de carro tem um potencial enorme de se tornar um latrocínio. Por isso, quando se deixa de levar milhares de carros, também se deixa de registrar mortes - destacou.
O monitoramento por câmeras e o cercamento eletrônico também são citados como fatores que ajudam na redução. Santa Maria foi representada pelos delegados de Polícia Civil Sandro Meinerz (delegado regional de Polícia) e Marcelo Arigony, pelo tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues e pelo coronel José Nilo Corrêa Alves, da Brigada Militar.
Confira os indicadores criminais que caíram no Estado entre janeiro e setembro deste ano em relação ao ano passado:
- Roubo de veículos: - 31 %
- Furto de veículos: - 11 %
- Latrocínios: - 27%
- Homicídios: - 25%
- Ataques a banco: - 39,21%
- Roubos: - 9,5%
- Assalto a comércio (furtos e roubos): - 24,4%
- Feminicídios: - 14%